A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou na última quarta-feira (17) o Projeto de Lei 1416/07, do ex-deputado Barbosa Neto (PR), que obriga os produtores e importadores a informar as características dos bens destinados ao consumo em unidades do sistema métrico universal.O texto estabelece ainda que a altura, a largura e o tamanho da diagonal dos monitores de televisão e de computador deverão ser informadas em centímetros, e não mais em polegadas, como é hoje.
A proposta foi relatada pela deputada Ana Arraes (PSB-PE) e altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90). A relatora lembrou que, desde 1953, o Brasil é signatário do Sistema Internacional de Unidades, que normatiza as grandezas a serem usadas para medição de volume, comprimento, massa e tempo, entre outras. A uniformização é definida pela Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML).
"Como nosso país adota o sistema métrico, nos parece óbvio que as informações sobre medidas de produtos sigam esse sistema", disse Ana Arraes.
A comissão aprovou emenda da relatora que ajusta a redação do projeto, sem modificar a medida prevista.
É lógica a opinião da deputada, faz todo o sentido; na minha opinião. Eu espero que essa iniciativa seja prolongada pra outros meios; o sistema métrico de medidas já é tão antigo e de aceitação tão grande que já deveria ter dominado totalmente o globo. Assim facilitará em muito a interpretação e o estudo das coisas, economizando o tempo (que hoje é tão vital) que se gastaria fazendo conversões e mais conversões.
Ainda vai ter gente reclamando, dizendo que era melhor antes, que é pra gastar mais tempo com coisas mais importantes... Sempre vai ter alguém pra reclamar.
Comentários
=]
Eu pensei isso ao terminar de ler:
"Com tanta coisa mais importante..."
Afff..
=**