As famosas Vuvuzelas
Até uns dias atrás eu não sabia o que eram vuvuzelas.
Que diabo é vuvuzela? E por que todos andam falando dela?
Meu primeiro pensamento foi “Será que são algum tipo de dançarinas de algum programa que não conheço?”. Sei lá, algo como nas “paniquetes”, “hgazetes”, etc.
Enfim, decidi pesquisar na web e finalmente descobri o que isso significava. Ao mesmo tempo entendi por que em todos os jogos da copa havia aquele zumbido constante que me faziam imaginar que haviam centenas de colmeias de abelhas nos estádios africanos. Em alguns momentos, quando as vuvuzelas pareciam estar em sintonia cheguei a imaginar também uma grande quantidade de violinistas tocando a mesma nota em seus violinos, ao mesmo tempo.
“Ahhh, então é isso, são as vuvuzelas!!!” Agora compreendo. Como fruto de minhas leituras sobre as vuvuzelas por aí, alguns fatos achei interessante mencionar aqui:
- A primeira vuvuzela surgiu em 1965, desenvolvida a partir de uma buzina de bicicleta;
- A média de volume gravado por uma vuvuzela, na copa, foi de 127 decibéis. 13 decibéis a menos do que uma pistola, 7 vezes mais intenso do que o ruído de uma serra elétrica e 3 decibéis a menos do que um motor a jato de avião;
- Com o aumento da popularidade delas nos anos 90, as vendas aumentaram em 1000% só no site Amazon. 1,5 milhões só na Europa;
- Em 2001, uma empresa fabricante africana começou a fabrica-las em material plástico e agora em 2010 elas foram produzidas em versões menores, já antecipando as reclamações que viriam sobre o grande ruído;
- 800.000 vuvuzelas foram vendidas na áfrica do sul. 30.000 delas só nas últimas duas semanas.
- Uma pesquisa sobre a opinião das pessoas revelou que 29,1% das pessoas acham o som irritante, 8% odeiam e 5,1% acham irritante.
Apesar da grande popularidade das vuvuzelas, existem muitos relatos de torcedores que ainda não sabem o momento certo de utilizar suas vuvuzelas. No site Treta existe um manual que indica quando ela deve ser tocada (Meu primo, do blog O Fardo de Opinar foi quem me mostrou o manual), segue abaixo:
Comentários